top of page

Agilidade, estratégia, execução adaptação e mais agilidade.


Observando o ambiente nacional onde pequenas e médias empresas no Brasil, tem enfrentado grandes desafios; como instabilidade política, taxas de desemprego de 12,4% (dados IBGE em Julho de 2018) além de números que apontam para um baixo crescimento econômico.

Neste cenário, se você leva os negócios a sério, já começou a imaginar que a solução para o negócio é cortar custos e reestruturar sua operação, porém após analisar empresas que fracassaram mesmo após uma restruturação, posso afirmar que o sucesso e crescimento em qualquer ambiente é uma questão de estratégia ou melhor execução da estratégia.


Pequenas e médias empresas que crescem perseguem 3 características essenciais no dia a dia:

- Tem Foco no objetivo do negócio:

As empresas que demonstram resultados, definem e transmitem claramente seu objetivo (sim, um dos objetivos de uma empresa é a obtenção de lucro, mas ter o fator lucro como objetivo principal é o mesmo que estar no limbo da estratégia, principalmente, nos dias de hoje). Nas empresas vencedoras, esta característica conecta colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes gerando sinergia nas relações.

- A execução da estratégia é ágil:

A gestão da estratégica nas empresas bem sucedidas, não é blasé, ou seja insensível a estímulos, alheia e pouco reativa ao eventos dinâmicos que ocorrem dentro e fora da empresa, pelo contrário ela é orgânica, conectada ao objetivo do negócio, interage sobre as relações da empresa, coleta informações do mercado e dos clientes transformando-as em conhecimento sobre o cliente, o que faz toda a diferença ao se posicionar e ao desenvolver produtos e serviços.

- Conseguem se adaptar a diferentes cenários:

Empresas que se adaptam são conectadas com seu público, estão sempre dialogando com suas comunidades, entendem as diferentes fontes de informação em sua cadeia de valor como recursos estratégicos que aprimoram sua proposta de valor, geram inovação em seus processos de um ponto de vista abrangente, elas se adaptam a novas demandas, criando planos e modelos de negócio alternativos, mesmo que isto confronte o seu core business atual.


Então pessoal, é isto...em nosso próximo post falaremos mais sobre cada uma das abordagens acima, iniciando com: foco no objetivo do negócio, mostrando algumas ferramentas estratégicas para atingir resultados. Até lá.

Posts Destacados
Posts Recentes
bottom of page